PROGRAMAS

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELA ASSOCIAÇÃO ENCOMEN

Nesses 20 anos de fundação a Associação Encomen desenvolveu vários programas sociais destinados a atender os objetivos do estatuto da entidade “Promoção do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes”.
1989/1997 - Programa "Semente de Vida"
1997/2005 - Programa "Curumim"
1998/2000 - Orçamento Participativo Mirim "cidadania não tem tamanho"
 2002/2004 - Programa "Nutrir- Nestlé"
 2005/2009 - Programa "Inclusão Social Digital"
 2005/2010 - Programa "Bem Querer"



       PROGRAMA BEM QUERER
                                                                                                                                   
1- Objetivos
1.1 GERAL
O programa bem querer/Encomen é um programa sócio educativo de inclusão social de crianças e adolescentes em atividade sócio educativo, complementar o horário escolar, de apoio à escola, arte, cultura, esporte, recreação, cidadania, desenvolvimento pessoal e social.
O programa bem querer foi criado em 2005 pela Associação Encomen em substituição ao programa curumim que funcionou de 1997 a 2005.                                                                                                             
O programa bem querer atende crianças e adolescentes no período da tarde de 13 às 17hs de 2ª a sexta feira e contribui principalmente com as crianças, adolescentes e as famílias de baixa renda.
O programa bem querer é realizado na sede da Associação Encomen de Barra Mansa a Rua Francisco Gomes, Nº. 25, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Barra Mansa RJ.

1.2- OBJETIVOS ESPECIFICOS

O programa bem querer tem como objetivo específico:
·    Promover a inserção das crianças e adolescentes nas atividades sociais e tirá-las da rua.
·   Diminuir a evasão escolar e garantir o sucesso na escola.
·   Desenvolver atividades que envolvam a família e favoreça a sua participação no acompanhamento e fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais das crianças e adolescentes.
·   Promover o desenvolvimento da criança e adolescente através de atividades de orientação, conscientização, socialização, formação e educação.
·   Formar cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade.
·   Construir uma relação de autoconfiança e respeito a si próprio e ao próximo.
·   Levar o individuo a vivenciar experiências de interação e superação.
·   Formar o educador/recreador, para o exercício do seu trabalho social visando a sua importância na transformação, integração e desenvolvimento da criança e adolescente conf. ECA. (Estatuto da criança e adolescentes) Lei 8069 de 13 de julho de 1990.

3- DIAGNÓSTICO
A Associação Encomen tem o caráter educativo, preventivo, cultural e assistência social e tem por finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes. Principalmente os mais desfavorecidos sem distinção de raça, cor, sexo ou religião. Na fundação da entidade o desafio era tirar a criança da rua e consequentemente da ação do tráfico de droga, onde as crianças foram as principais vítimas na década de 80.
 Hoje a associação Encomen tem como desafio junto com a sociedade, poder público, entidades públicas, civis  e religiosas ajudar a criança a preparar o seu futuro, pois a população aumentou o desemprego e a pobreza também.   A violência social, familiar, ckrack, e a falta de perspectiva de futuro continua  fazendo as crianças principais vítimas.
  
4- PROPOSTA PEDAGÓGICA
O Programa bem querer tem como proposta pedagógica 4 pontos para nós, fundamentais para desenvolver as atividades. É uma Proposta sócio-educativa que pretende desenvolver na criança e adolescentes habilidades básicas e específicas. Possibilitando maior participação no contexto social e construção da sua identidadeconceito, autonomia e valores. Através de ações das atividades e ação educativa esperamos ajudar a construir cotidianamente aidentidade individual e no coletivo. Construir conceitos ampliando a noção de identidade, espaço, tempo, cooperação e transformação.  Autonomia – Trabalhar com a criança a possibilidade de tomar decisões individuais e em grupo que apontem para o seu crescimento pessoal, tornando-a sujeito de sua história.  Valores culturais, morais, auto-estima cidadania e ética.  No conjunto desses valores é que o individuo e sociedade encontra sua identidade e sua dignidade.

Oficinas de esporte
A prática do esporte de forma disciplinada alcança excelentes resultados, não só quanto ao aspecto esportivo, bem como no que diz respeito à formação da criança e adolescentes, para vida pessoal e em grupo.

Oficinas de recreação
Através da recreação busca o resgate das brincadeiras simples e participativas como: brincar de roda, brincar de corda, garrafão, peteca e outras.
Todas as brincadeiras têm a proposta de fortalecer o sentimento de ser criança e, ao mesmo tempo, estimular a criatividade, sensibilidade, auto-estima, responsabilidade, organização etc.
A dança e a capoeira representam as duas formas de movimentos mais simples e autênticas nas periferias das cidades. Além disso, através de sua prática as crianças e adolescentes aprendem a nutrir por si próprio, grande sentimento de respeito, companheirismo, amizade pelo outro e sentimento de superação.

Família
O Fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais das crianças e adolescentes com sua família são necessários para Integração na formação das crianças e adolescentes.

Voluntários
A Associação Encomen valoriza e agradece aos voluntários, pois desde a sua fundação os voluntários são muito importantes para a entidade. Nesses 20 anos já passaram muitos voluntários brasileiros e estrangeiros que doaram mais que seu tempo a sua solidariedade.
O voluntário é um agente transformador.

- Parcerias
As parcerias e apoio são fundamentais para Associação Encomen desenvolver o programa bem querer.
Nossa parceria vem de sócios amigos encomen, comunidades católicas , empresas, associações civil e religiosa.
Em 2010 enviamos projeto para CMDCA-BM - FUNCRIA para possibilidade de aprovação de convênio de continuação do projeto social em 2010/2011.

Neste projeto temos a parceria de:
Thignes Solidarité (França)
Kindermissionwewrk (Alemanha )
Comunidade Católica de Santa Rita de Cássia (Bairro de fátima) Barra Mansa RJ
Comunidade católica de N.Sra. Aparecida -Vila Maria Barra Mansa RJ
Comunidade Católica de N.Sra. de Lourdes - Barra Mansa RJ
Comunidade Santa Cruz - Vila Nova - Barra mansa RJ
Julinho Marassi e familia
Saint-Gobain canalizações - Barra Mansa RJ
Metalfran - Barra Mansa RJ
Sócio amigos encomen
Funcria -Barra Mansa RJ

Presidente,

José Maximiano de Oliveira
______________________________________________________________

PROGRAMA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO MIRIM 1998  a 2000
EM PARCERIA PGU/ENCOMEN/PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA MANSA